Para GO Tani o foco principal dentro das aulas de educação física seria o desenvolvimento motor. No entanto é necessário que o professor tenha conhecimento do processo de maturação e desenvolvimento do organismo.
Em primeiro lugar a imposição de desafios para a criança vem como forma bastante contundente. O processo biológico que acontece no homem no desenvolvimento de habilidades vem como forma de adaptação ao meio em que este vive. Ao ver um desafio a ser superado, a criança manda automaticamente, via aferente, as informações ao córtex cerebral, que processará a informação e tentará superá-la da melhor maneira possível no momento. O córtex mandará via eferente as informações ao cerebelo e à medula espinhal, que por si transmite as informações de movimentação aos motoneorônios que se ligam às unidades motoras, assim produzindo um movimento, assim adaptando seu organismo àquela atividade.
No desenvolvimento da criança é necessário a sistematização da aprendizagem de habilidades de acordo com a faixa etária. Go Tani destaca o aprendizado de 6 a 7 anos, destacado pelo aprendizado e pelo aprimoramento das habilidades básicas e o aprendizado de 10 a 12 anos, onde as crianças desenvolvem e aprimoram habilidades mais complexas ou atividades mútuas como fazer dois tipos de movimentação em uma só atividade. Esse aprendizado pode ser feito com a construção de um programa executivo (ex: lista de atividades) e a execução da sub rotina (prática do plano). Ainda é necessário atentar a um espaço de tempo no qual o aluno estar preparado para apreender tal habilidade que é chamado de período crítico de aprendizado, que não é determinado pela faixa etária e sim pelo nível maturacional, segundo Go Tani. Se a construção de um plano executivo não funcionar na primeira vez se faz necessária a repetição de tal plano. No entanto, se permanecer o erro o plano deve ser revisto e refeito.
O esporte é no desenvolvimentismo a principal pratica corporal a ser trabalhada, por ser patrimônio da humanidade e possuir em sua pratica movimentos importantes a serem adquiridos. A aquisição de habilidades sempre do simples ao mais complexo se fazem necessárias para o crescimento pleno do aluno e para que futuramente possa praticar esportes sem constrangimento a consequentemente mais hábil.
Influências:
Piaget
As abordagens pedagógicas de tal autor serviram de base para a construção de tal metodologia de ensino por ser especializar no desenvolvimento hierárquico das destrezas motoras do aluno, tendo em vista que o aprendizado ocorre de dentro para fora, ou seja, a pessoa aprende o que a sociedade ensina. É idealizado o desenvolvimento especificamente em faixas etárias.
Gallahue
Este autor se caracteriza por determinar a aprendizagem de fases de movimento de acordo com a idade de uma pessoa, definindo que o desenvolvimento acorre entre os 4 meses de vida à 14 anos de idade, subdividindo esse alargamento de habilidades nas fases de movimentos reflexos, de movimentos rudimentares, movimentos fundamentais e movimentos especializados que se especificam em estágios maturacionais.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário