Partindo da ideida de que a Educação Física teve uma evolução historica significante, e que houve a criação de abordagens para superar o paradigma hisgienista, militarista, esportivista, é de suma importancia que consideremos os avanços que cada metodologia de ensino. Atualmente, algumas universidades (ou praticamente todas) priorizam na formação dos professores o direcionamento destes à uma abordagem apenas. Geralemente as abordagens criticas são as mais solicitadas. No entanto, herdando a caracteristica de superação usada pelos pensadores Críticos dos anos 80, as outras abordagens da Eucação Fíica eram rebaixadas por não fazerem uma discussão sobre a realidade concreta e não priorizarem a superação da sociedade capitalista.
parto da ideia de que todas as abordagens tem suas falhas e seus lados positivos, portanto a ideia de centralização de uma abordagem apenas na formação de professores é um tando descaracterizante para nossa area de conhecimento, pois é deixado de lado os demais conhecimentos produzidos que não estejam relacionados à uma praxis transformadora da sociedade.
Deve ser usado como base nas aulas de educação física a emplementação de uma abordagem de carater hitórico-crítico sem deixar de lado os avanços de as abordagens construtivista, desenvolvimentitas e aptidão física e saúde. Estas poderiam ser implementadas na aula nao como uma fim e sim como possibilidade de sistematizar a aula.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário